NÓS CONTAMOS A SUA HISTÓRIA - Família Piegel


Dando sequencia às publicações da série „Nós Contamos a Sua História“, a Embaixada da Alemanha conta um pouco da história da família Piegel, segundo relato enviado por Jeanne Piegel:


„Eduard Heinrich Franz Piegel, alemão, nasceu em 1843 na cidade de Memel, Prússia Oriental (domínio Alemão).Ele era latoeiro e quis aventurar-se no Brasil, pois era grande a propaganda na época a respeito das possibilidades para os imigrantes neste país promissor.
Chegou ao Brasil em torno de 1863 e instalou-se na Colônia de São Leopoldo-RS. Lá casou-se com Caroline Knobloch e, juntos tiveram 9 filhos.
O seu filho mais velho, Eduardo Piegel, nascido em 29/11/1871, em São Leopoldo, era muito aventureiro e resolveu tentar a vida em Santos-SP, por volta de 1897.
Lá encontrou o seu amor, Margarida Scheffer, uma linda jovem austríaca que trabalhava com cozinheira no consulado alemão da cidade. Casaram-se em 1898 e tiveram 7 filhos.
Em 1907, resolveram tentar a vida em Curitiba-PR. Instalaram-se numa casa alugada no centro da cidade e começaram a fazer bolachas e pães para vender nas redondezas. Após três anos, Eduardo conseguiu alugar um barracão no Bairro Barreirinha. Ali ele fabricava pães e entregava nas casas e armazéns utilizando como transporte a carroça e o cavalo.
Somente em 1915, Eduardo e Margarida conseguiram comprar seu próprio terreno, localizado na Avenida Anita Garibaldi, 580, para montar a padaria que continua até hoje, no mesmo endereço com o nome de PIEGEL PÃES.
Passados 100 anos da fundação da padaria, em 29 de março de 2015, os tataranetos do fundador, comemoram o centenário da PIEGEL PÃES e estão dando continuidade na tradição da família no ramo de panificação“.

Fonte: Facebook da Embaixada da Alemanha de Brasília - 29/10/2015